3/15/2017

SP: 5 anos após inauguração, número de ciclistas continua a crescer na Faria Lima

                                      MOBILIDADE

Instalado no início de 2016, um equipamento então inédito no Brasil começa a mostrar resultados positivos para quem usa a bicicleta como meio de transporte em São Paulo. O contador eletrônico de ciclistas da avenida Faria Lima registrou 79.006 viagens de bicicleta no mês de fevereiro de 2017, o que representa um aumento de 13,5% em comparação com o dia mais movimentado do mesmo período do ano passado.


Fonte : Bike é legal.com

A ciclovia fica num importante eixo comercial da cidade, ligando o bairro de Pinheiros ao Itaim Bibi, que tem grande concentração de escritórios, empresas e serviços. Com o trecho inicial de 3 km construído em 2012, a ciclovia já estava consolidada como uma opção ao intenso trânsito da região e, mesmo assim, ainda vê seu uso aumentar a cada ano.
Além disso, o crescimento apontado pelo contador eletrônico tem outra vantagem em relação a fevereiro de 2016 que, por ter sido ano bissexto, teve um dia a mais. Fevereiro de 2016 registrou um total de 69.628 de ciclistas.
Esse tipo de comparação, que utiliza a base de dados de um totem fixo na ciclovia, é inédita no Brasil. De acordo com Galiana Lindoso, representante da empresa responsável pelos contadores no país, a expectativa para os próximos meses é de aumento no número de viagens. “Acreditamos que o crescimento continue nos próximos meses. Já visualizamos um aumento de 13% nas passagens na primeira semana de março em comparação ao ano passado”, explica a especialista.
A construção de outras ciclovias e a consequente conexão com mais bairros da capital paulista também ajudam a explicar o aumento de ciclistas. Nos últimos anos, foram inauguradas estruturas cicloviárias que ligam a Faria Lima até locais como o Ceagesp, Parque Villa Lobos, Ibirapuera, Parque do Povo e Berrini, este último outro importante centro comercial da cidade.
Os dois contadores eletrônicos de ciclistas da cidade de São Paulo já registraram a passagem de mais de 1 milhão de bicicletas desde que começaram a operar. O primeiro equipamento foi instalado na avenida Faria Lima em janeiro de 2016, enquanto o segundo fica na ciclovia da rua Vergueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário