
- Em Brasília, o ministro das Cidades, Gilberto Occhi, inaugura 30 vagas para bicicletas no Ministério e enviou documento a todos os diretores de órgãos federais pedindo que estimulem o uso das bikes
Fatos estatísticos
Segundo a pesquisa Datafolha, 80% dos paulistanos dizem ser a favor da implantação dessas vias e 60% acreditam que a bicicleta é um meio de transporte viável para o dia a dia. Apesar disso, o número de adeptos é tímido - 3% dizem usar a bike com frequência. Um em cada três paulistanos tem bicicleta. Nesse grupo, 47% dizem já haver usado uma ciclovia da cidade. A maioria, porém, declara pedalar nessas vias no máximo duas vezes por semana. Dos que não têm bicicleta, 22% afirmam que pretendem comprar no futuro próximo.
Cidadãos descontentes
Moradores e comerciantes de Santa Cecília, no centro de São Paulo, marcaram um protesto contra a implantação de ciclovias no bairro e ameaçam registrar boletim de ocorrência contra a prefeitura para tentar barrar a iniciativa. Além da falta de aviso prévio ou de debate sobre os impactos das novas ciclovias, os moradores e comerciantes reclamam das alterações provocadas no trânsito com a criação das pistas para bicicletas. Entre elas está a restrição do espaço dos outros veículos, a eliminação de vagas de estacionamento gratuito e de Zona Azul, proibição de parar e estacionar, a alteração de sentido e a redução da velocidade máxima.
Potencial
Trata-se, não por acaso, de tendência nas principais metrópoles do mundo [o uso das bikes]. A bicicleta é um meio de transporte limpo, que ocupa muito menos espaço do que um carro (embora não seja "a" solução para os problemas de mobilidade urbana) e oferece a seus usuários a possibilidade de não ficar refém das condições do trânsito. Numa cidade como São Paulo, porém, nunca foi fácil usar bicicletas, e não surpreende que apenas 3% dos paulistanos digam se valer desse transporte com frequência. Construir 400 km de ciclovias, como quer Haddad, decerto não aplainará o terreno acidentado nem tornará a metrópole mais segura, mas ao menos dará aos ciclistas alguma proteção num sistema tão hostil quanto caótico. O potencial de atração dessas vias é significativo. Entre os entrevistados, 22% declaram intenção de, nos próximos seis meses, comprar uma bicicleta (32% já têm uma), e 41% indicam ser grande a chance de usar as ciclovias.
Fonte
[Folha de S. Paulo]
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